segunda-feira, 28 de abril de 2008

Grand Theft Auto IV - Efeitos físicos

O GTA 4, com lançamento previsto para o dia 29 de Abril, é um dos jogos mais esperados do ano. Já sabemos que tão cedo não teremos GTA 4 para PC, pois a princípio, o jogo será lançado apenas para PS3 e XBOX 360.

O novo protagonista Niko Bellic irá agir em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova York. Vários trailers do GTA 4 já estão disponíveis, inclusive aqui no site.

Obsevando bem os efeitos visuais comuns a cada um dos trailers, percebe-se que os efeitos físicos estão muito mais realistas. Antes só tinha visto algo parecido no Crysis, que é outro jogo que vai fazer história.

Criar os efeitos físicos de forma que pareçam tão reais é um desafio enorme, pois todas as variáveis que são habitualmente desprezadas precisam ser incorporadas nos modelos matemáticos utilizados. Estes efeitos incluem: impacto, aceleração, viscosidade, oscilações, gravidade, arrasto, etc…

Por exemplo: quando um carro em alta velocidade em um estrada de terra bate em uma árvore, o jogo precisa levar em conta várias informações para calcular a cena corretamente, dentre elas: distribuição de massa do carro, velocidade, aderência de cada um dos pneus, aceleração angular, massa do carro, gravidade, arrasto, aerodinâmica, velocidade do vento, atrito com o solo em cada parte da estrada de terra, resitência do veículo ao impacto, resistência oferecida pela árvore, distribuição de massa da árvore e muitas outras. Além disso, a variação temporal de cada um destes itens também é utilizada, sempre que necessário.

Enfim, mais do que uma diversão a criação de um jogo como este é uma arte, além de uma obra prima da engenharia.

Vejam no vídeo abaixo as simulações dos efeitos físicos do GTA 4, criado através do software Euphoria, da Natural Motion.

Nenhum comentário: